Revista de Cinema destaca participação do Pacto da Viola no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
- pactodaviola
- 25 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

Trecho da reportagem da Revista de Cinema que cita o Pacto da Viola:
"Brasília se fará representar pela ficção “Pacto da Viola”, do estreante Guilherme Bacalhao. No centro da narrativa veremos um músico sertanejo que precisa ajudar o pai doente, um capitão de Folia de Reis, portador de “dívida com os santos e demônios”. No elenco, um ator que Brasília ama e que o país precisa descobrir com urgência — Wellington Abreu. Intérprete com cara de Brasil e revelado pelos primeiros filmes de Adirley Queirós, Abreu causou funda (e recente) emoção na Mostra Brasília, ao interpretar um dedicado professor no curta-metragem “Escola sem Sentido”.
Sobre o longa brasiliense, outra curiosidade. Em sua primeira fase de roteirização, Bacalhao contou com assessoria de Di Moretti (“Cabra Cega”). Depois, da consultora Helen Beltrame-Linné, aquela brasileira que atreveu-se, por sua ousadia, a dirigir a Casa Bergman, centro cultural dedicado ao genial realizador sueco, na gelada ilha de Faro.
Depois de mirar as fotos do elenco desse “Pacto” candango (direção de fotografia de André Carvalheira e montagem de Marcius Barbieri), nos atrevemos a fazer um exercício-de-imaginação em forma de pergunta: será que virá, do Centro-Oeste do Brasil, surpresa de proporção semelhante à causada pelo western crepuscular de Érico Rassi, “Oeste Outra Vez”, o vencedor de Gramado? A sorte está lançada." Texto de Maria do Rosário Caetano Leia a reportagem completa em: https://revistadecinema.com.br/2024/11/brasilia-abre-edicao-numero-57-de-seu-longevo-festival-com-criaturas-e-sonhos-do-cientista-sidarta-ribeiro/